As escadas de fuga de incêndio em Nova Iorque estão por toda a parte
- Tiago Martins
- 13 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

"Tal como os arranha-céus, metros e táxis amarelos, a escada de incêndio também se tornou um sinónimo de Nova York. É quase impossível passar num quarteirão sem ver um e, embora tenham o objetivo de fornecer um caminho seguro, as escadas de incêndio têm sido criticadas e provas da sua ineficácia demonstradas.
A escada de incêndio tem um passado histórico, que remonta ao final dos anos 1700 na Inglaterra. Os arquitetos e responsáveis em Londres criaram muitos planos diferentes que ajudariam as pessoas a escapar de incêndios, tendo mesmo incluíndo pequenas pontes no topo dos edifícios que permitiriam que as pessoas cruzassem para outro edifício por segurança. Estas práticas apresentaram os seus próprios problemas, como a possibilidade de que a próxima estrutura também pegasse fogo ou a falta de garantia de que os moradores tivessem acesso e capacidade de chegar ao telhado.
No século XIX, um fluxo de imigrantes europeus migrou para a cidade de Nova York em busca de oportunidades. Muitos deles começaram em empregos de baixa remuneração em fábricas e só podiam viver em prédios de apartamentos, notoriamente apertados e lotados, que muitas vezes sofriam com incêndios.
Incêndios mortais levam Nova York a estabelecer códigos de incêndio
Uma lei aprovada em 1860 após 20 pessoas falecerem num incêndio em um cortiço que começou numa padaria ao nível da rua. Os responsáveis seriam então encarregues por estabelecer saídas à prova de fogo em edifícios com mais de oito famílias.
Mas construir escadas internas à prova de fogo era caro e reduziria o espaço alugável. Os novos códigos de construção permitiam que os proprietários fixassem escadas externas que deveriam ser feitas de ferro ou madeira.
Embora os novos regulamentos tenham sido promulgados, pouco foi feito para se fazerem cumprir esses novos regulamentos, o que significa que a segurança contra incêndios permaneceu precária. Demorou mais de 50 anos e a morte de 146 trabalhadores do setor de confecções na Triangle Shirtwaist Company em 1911 para que a cidade colocasse fim às ideias dos proprietários e responsáveis quando se tratava de segurança de construção.
Seiscentos trabalhadores foram amontoados no prédio naquele dia, a maioria deles adolescentes que trabalhavam em turnos de 12 horas. Havia apenas duas saídas na fábrica e uma delas estava trancada pela gerência para evitar assaltos. Quando um incêndio começou numa lata de lixo, não havia maneira viável de todos escaparem.
Após a tragédia, quase 80.000 pessoas participaram numa marcha pela Quinta Avenida de Manhattan em protesto contra a falta de códigos de construção rígidos. Em outubro de 1911, a Lei de Prevenção de Incêndios Sullivan-Hoey foi aprovada em Nova York, exigindo que os proprietários de fábricas instalassem sistemas de sprinklers (dispositivos que esguicham água). O Bureau de Prevenção de Incêndios da cidade de Nova York também nasceu dessa nova lei.
A cidade finalmente interrompe a construção de fogueiras

Em 1927, o Código de Saída de Edifícios exigia que todos os edifícios recém-construídos incluíssem escadas internas à prova de fogo. Mas a escada de incêndio tornou-se comum e os seus responsáveis continuaram a instalá-la na cidade de Nova York até por volta de 1968. Os sistemas de sprinklers já eram o padrão nas fábricas e agora a lei exigia que eles fossem instalados também em estruturas residenciais.
Embora os proprietários não fossem forçados a desfazer-se das escadas de incêndio existentes e substituí-las, estes tinham que fazer com que fossem inspecionadas a cada cinco anos. A prática continua até hoje.
No entanto, embora as escadas de incêndio tenham parado de ser construídas, há alguma preocupação com as que ainda existem. Estima-se que 75% das escadas de incêndio da cidade não atendem às diretrizes de segurança padrão - principalmente devido à erosão dos parafusos que as prendem aos edifícios - e 50% podem causar acidentes, de acordo com a National Fire Escape Association."
Texto retirado e traduzido de: https://cheddar.com/media/why-fire-escapes-are-everywhere-in-nyc
Bình luận