top of page

Ilhas Orkney e Shetland ambicionam independência da Escócia

  • Foto do escritor: Tiago Martins
    Tiago Martins
  • 16 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de set. de 2020



Depois de um referendo a 2014 de maneira a levar a Escócia a ser um País soberano em relação ao Reino Unido, eis que alguns movimentos separatistas aparecem dentro da Escócia como forma de declarar independência da Nação escocesa.


As ilhas Shetland e Orkney declararam que considerarão a hipótese de auto-determinação em relação à Escócia no caso de alguma mudança constitucional passar a ter efeito (independência escocesa do Reino Unido). Shetland passou uma moção de 18 contra 2 deputados no seu conselho, em favor de "explorar opções para alcançar auto-determinação política e financeira", depois de estes argumentarem que o poder se centralizou demasiado e que os fundos públicos têm sido cortados pelo Scottish National Party.


James Stockan, lider do Conselho das Ilhas Orkney reflete na possível independência das ilhas, como uma maneira estratégica de ter maior independência, sendo que "apesar de serem periféricos em relação à Europa", estes se encontram "centrais no Atlântico Norte abrindo toda uma fenda de possibilidades com os países escandinavos".


Já Shetland, com uma população de cerca de 20 mil habitantes, possui o terminal Sullom Voe de gás e petróleo e argumentam que apesar da extrema necessidade de um sistema de ferries com qualidade, o governo escocês não conseguiu dar uma resposta satisfatória no que concerne ao seu investimento nos ferries.


"Estamos cientes das oportunidades positivas em Shetland em torno da transição energética, da aquacultura e da indústria espacial. Estas são indústrias de importância nacional, mas precisamos de políticas locais de maneira a prosperarmos", afirma o Líder do Conselho das Ilhas Shetland, Steven Coutts.


À medida que as respostas governamentais têm vindo a causar desconfiança, descontentamento e sentimentos de falta de soberania em certos locais do mundo, este fenómenos nas ilhas escocesas faz parte de uma tendência que se tem vindo a verificar um pouco por todo o Ocidente, desde a Catalunha e País Basco até à California e o Estado de Oregon nos EUA, em caso de vitória de Trump. Também as Barbados declararam recentemente a independência da Coroa Britânica pela primeira vez, passando a ser uma República em Novembro deste ano.

Comments


Categorias
bottom of page